Marketing na Internet com um boletim eletrônico
Uma estratégia de marketing muito popular na Internet é publicar e distribuir um boletim informativo eletrônico regularmente. Os boletins eletrônicos são essencialmente emails que podem conter conteúdo, gráficos, links e formas sutis de publicidade. Em geral, os boletins eletrônicos devem ser de natureza informativa e úteis para o destinatário, mas também devem servir a algum tipo de propósito de marketing. Este artigo examinará os boletins eletrônicos e explicará como eles podem ser usados com eficácia como estratégia de marketing.
O primeiro item a considerar ao tentar usar um boletim informativo eletrônico como estratégia de marketing é a lista de distribuição do boletim informativo eletrônico. Isso é muito importante porque você deseja garantir que está distribuindo seu boletim eletrônico para destinatários que estarão interessados em seus produtos e serviços e provavelmente considerarão o boletim eletrônico útil em vez de considerá-lo spam. Usar táticas enganosas para colher endereços de e-mail e enviar seus boletins eletrônicos às cegas para um grande público não é uma boa estratégia de marketing. Essa estratégia não vale a pena por alguns motivos. Mais importante ainda, esse tipo de estratégia não o ajuda a atingir seu público-alvo. Você pode alcançar alguns membros de seu público-alvo por acidente, mas não é provável que alcance uma grande população desse público-alvo.
Além disso, o envio de seu boletim eletrônico não solicitado a um grande público, sem interesse em seus produtos e serviços, provavelmente fará com que seu boletim eletrônico seja considerado spam. Isso pode ter consequências mais sérias do que simplesmente ser um esforço desperdiçado. Especificamente, os destinatários de seu boletim eletrônico podem bloquear seu endereço de e-mail ou até mesmo denunciá-lo ao provedor de serviços de Internet como spammer. Isso pode ter consequências prejudiciais, como perda de negócios ou penalidades ainda mais severas.
A melhor maneira de estabelecer uma lista de distribuição para seu boletim informativo eletrônico é criar um fórum para que clientes potenciais interessados se registrem e recebam informações adicionais suas. Isso pode incluir o registro em seu site online e a solicitação para ser adicionado à sua lista de distribuição de e-mail ou o fornecimento de um endereço de e-mail e a solicitação de informações adicionais de alguma outra maneira. Enviar seu boletim eletrônico para destinatários que solicitaram especificamente mais informações é uma boa ideia, porque esses usuários da Internet já estão interessados em seus produtos e provavelmente apreciarão o boletim eletrônico em vez de considerá-lo spam.
O conteúdo do seu boletim informativo eletrônico deve ser considerado a seguir. Isso pode incluir a cópia real contida no boletim informativo eletrônico, bem como gráficos, links e anúncios. Manter a publicidade direta ao mínimo é ideal, mas é aceitável usar técnicas de publicidade suave para promover seus produtos ou serviços. A cópia em seu boletim informativo eletrônico deve conter informações perspicazes que serão úteis para seus leitores. Você pode querer incluir artigos objetivos, análises de produtos ou artigos mais curtos contendo dicas úteis. Links para o seu próprio site ou para outros sites que possam ser úteis para o seu público-alvo também podem ser incluídos. Esses links podem vir na forma de anúncios diretos ou podem ser incorporados na cópia do boletim informativo eletrônico, quando apropriado.
Se você planeja utilizar um boletim informativo eletrônico para promover seus produtos ou serviços, deve considerar a contratação de um redator experiente para criar o conteúdo do seu site. Isso ajudará a garantir que você está fornecendo aos seus leitores conteúdo de alta qualidade. Da mesma forma, se você pretende incluir gráficos, você deve ter um designer gráfico para ajudá-lo a garantir que seu boletim eletrônico tenha uma aparência profissional.